quinta-feira, 15 de abril de 2010


Querendo fazer diferença no mundo, me interessei por reciclagem pra não dizer lixo, desde criança sempre deixei meus pais loucos por não jogar fora potinhos de danone, latinhas, caixinhas... na verdade, não sabia o que fazer com elas... no começo juntava e como toda empreitada infantil sempre pede uma sucata, minhas peças acabavam virando brinquedo, o que com o tempo ganhava o mesmo destino que foi adiado.

Depois de já não brincar com sucata tentei fazer arte de sucata... mas muitas coisas não são manipuláveis com tesoura e cola... aí, depois de me convencer de que tinha perdido tardes inteiras gastando cola e outros materias pra fazer um terceiro material adiar sua ida pro lixo, resolvi então não comprar este produtos que me fariam ter dor de barriga só de pensar em como descartar as embalagens.

...Nem é preciso dizer que não foi possível.

Fiquei até feliz quando implantaram no Brasil, os caminhões de coleta seletiva, o até é porque sei de verdade onde foi parar a pouca seleção que poucos se deram ao trabalho de fazer... mas tudo tem que começar de algum lugar e por mais falho que seja, concordo e apoio este tipo de serviço e conscientização. Se quer ver feito faça você mesmo, mas nem na minha casa eu dava conta, somos 5 jogando lixo fora, mas nem todos com o mesmo padrão.

Experimentei ver este processo em países da Europa, de curiosa mesmo, em alguns passeios que fiz perguntei como se fazia ... Não descobri o destino, mas a coleta acontece, em muitos países, com seleção se orgânicos, embalagens em geral e papéis. Latinhas de refrigerante são mais raras em sua comercialização, e garrafas plásticas de refrigerante podem ser retornáveis em máquinas nos supermecados por um pequeno reembolso.

Mas uma das coisas mais geniais que já vi pesquisando sobre o assunto é a decomposição do lixo orgânico com minhocas! No Brasil existe um projeto de vermicompostagem para uso doméstico chamado projeto Minhocasa, mas vasculhando a internet descobri que já tentou-se aplicar em maior escala, acho que bem maior, a vermicompostagem em algum ou alguns vilarejos de Portugal. As minhocas dão conta de toda a máteria orgânica, mesmo com outros materiais envoltos no composto.http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=11075&visual=3&layout=10, http://www.dn.sapo.pt/2008/01/18/dnbolsa/minhocas_trabalhadoras_limpam_lixo_d.html, http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1313599&seccao=A%E7ores.

Outras coisas que o desenvolvimento sustentável trouxe e também encontrei na internet ( como eu adoro esta janela) foram talheres de batata, resistentes ao calor e biodegradáveis em 180 dias. O Spudware pode ser encomendado online na Vegware.

Outros adventos já difundidos pelo mundo são carros elétricos, e casas com elementos sustentáveis, http://anadreyer.blogspot.com/2009_06_01_archive.html.

Recursos e criatividade não faltam, mas do modo como esta engrenagem gira, muitos sabemos das barreiras político-econômicas, pra ser ética, existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário